-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 720 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: InterLight, Lechler, Manufatti Revestimentos, Montele Elevadores, Protecnica, RB Pisos, Tensoflex, Terraway
Descrição enviada pela equipe de projeto. A brasilidade, tão determinante para a identidade da marca +55design, também definiu a arquitetura da loja, projetada por Arthur Casas e equipe. Para materializar essa intenção, cobogós na fachada, tons monocromáticos terrosos e verdes, além de uma exuberante vegetação composta por espécies da flora brasileira realçam sua tropicalidade e configuram a loja como espaço expositivo. Assim, com um cenário neutro e minimalista, os objetos e produtos ganham protagonismo. "O projeto foi pensado buscando soluções para evidenciar os móveis e não a arquitetura", explica Arthur. Para isso, a luz é uma grande aliada – a abertura amorfa entre térreo e mezanino e a cobertura de vidro da escada permitem uma ampla iluminação natural, o que acaba por integrar e clarear os espaços e evidenciar a materialidade dos móveis.
O último pavimento da loja é todo aberto, sem cobertura, apenas com toldo retrátil na parte externa, o que ilumina ainda mais os ambientes. Já o sistema de iluminação artificial foi pensado para levar naturalidade ao interior da loja, com pontos de luz deslocáveis – ora focais e ora difusos – criando efeitos de luz e sombra, o que traz aconchego ao usuário.
O layout flexível do espaço também permite melhor acomodação dos objetos. A criação de divisórias ortogonais, de metal revestido de camurça, deixa o cenário adequado para a exposição dos produtos em composições facilmente modificáveis. "Gosto, sobretudo, de como o percurso acontece, proporcionando uma experiência surpreendente", pontua Arthur. Ao trazer monocromia às diferentes materialidades entre paredes, tetos, pisos e cobogós, reforça-se o caráter neutro desejado no projeto. A única cor que desvia dessa paleta terrosa é o verde da fachada, justamente por fazer parte da identidade visual da marca e por dialogar com o marcante paisagismo. Por fim, a loja traz características biofílicas, com vegetação natural da Mata Atlântica invadindo os ambientes – o paisagismo leva assinatura de Leandro Reis, da Lapa Garden –, além de ventilação natural e muita transparência. Isso é alcançado pelo grande volume permeável que engloba a loja – composto pelos cobogós Ípsilon, desenvolvidos por Arthur Casas em concreto pigmentado especialmente para o projeto.
Entre os produtos, cadeiras para sala de jantar Max e Jet Set; poltronas para living Jet Set e Soft; mesa de jantar Apache, com tampo de mármore brasileiro e base de madeira Tauari; aparador e estante Côncavo, de madeira com portas em aço inox moldado; banco e mesa lateral Mineral, em concreto; sofá Pan Am, com couro de aspecto amassado. "São peças que precisam de muito desenvolvimento e fico feliz por serem 100% produzidas no Brasil", afirma Arthur.